
Canal de Denúncias
No cumprimento das disposições estabelecidas pela Lei n.º 93/2021, de 20 de
dezembro, que visa a proteção dos denunciantes de infrações legais, foi implementado
o Canal de Denúncia Interna.
Este canal encontra-se disponível através das caixas de "Caixa de Sugestões/ Canal de
Denúncia Interna" localizadas nas nossas instalações. Através deste mecanismo, todos
os colaboradores podem reportar, de forma confidencial, situações que considerem
constituir infrações à lei, práticas contrárias à ética ou aos regulamentos internos.
Além disso, é possível realizar uma denúncia presencialmente, mediante marcação
prévia de reunião com a Vice-Presidente da Direção (296 472 428).
O Canal de Denúncia Interna estabelece uma ligação direta e confidencial com a
Direção, garantindo que todas as denúncias sejam recebidas e analisadas pela gestão
de topo da instituição.
Este canal visa assegurar que qualquer preocupação relevante seja tratada com a
devida seriedade e discrição, promovendo um ambiente de trabalho seguro e em
conformidade com as normas legais e éticas.
As denúncias recebidas são tratadas de acordo com o previsto na Lei n.º 58/2019, de
08 de agosto, relativa à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao
tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, e de acordo com o
Regime de Proteção de Denunciantes de Infrações, estabelecido pela Lei n.º 93/2021,
de 20 de dezembro, e demais legislação sobre a matéria.
Assim, qualquer colaborador pode utilizar este meio para reportar, de forma anónima
e segura, infrações à legislação, práticas contrárias à ética ou violações dos
regulamentos internos, sabendo que as suas preocupações serão devidamente
acompanhadas e devidamente tratadas.