Atividades 2013/2014
1º LUGAR CONCURSO DE MAIOS
O Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A. – Bernardo Manuel Silveira Estrela, no âmbito do Concurso de Maios promovido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande recebeu, no passado dia 6 de julho, o prémio referente ao 1º lugar alcançado na edição de 2014.
Nesta edição o C.A.S.A. reproduziu diferentes momentos da vida da Instituição, que este ano comemora 135 anos de existência, possibilitando às crianças, jovens e demais visitantes a exploração da sua resenha histórica.
3º PERÍODO
FESTA DE FINAL DE ANO
No passado dia 23 de junho realizámos a nossa festa de final de ano. Esta foi composta por diversos ateliês onde as crianças, pais, mães e famílias puderam vivenciar muitas atividades. Os nossos finalistas tiveram um ateliê especial, onde foi possível recordar muitos dos bons momentos vivenciados no C.A.S.A..
Foi com muito agrado e saudade que nos despedimos de mais um ano letivo.
3º PERÍODO
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE E DIA ECO-ESCOLAS
3º PERÍODO
HEROIS DA FRUTA VISITARAM O C.A.S.A.!
3º PERÍODO
C.D.I.J. PARTICIPOU NO TORNEIO DE FUTEBOL DE RUA
3º PERÍODO
CONCURSO MODA TALENTO 2014
3º PERÍODO
V FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NA INSTITUIÇÃO
3º PERÍODO
C.A.S.A. COMEMORA DIA DA FAMÍLIA COM PIC-NIC COLETICO
3º PERÍODO
MÃE HÁ SÓ UMA... E É A MINHA!
3º PERÍODO
EXPOSIÇÃO DE MAIOS
O Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A. – Bernardo Manuel Silveira Estrela comemora este ano 135 anos. Com este mote a tradicional Exposição de Maios ganhou existência com a recriação de cinco cenários marcantes na história de vida da Instituição. De Asilo da Infância Desvalida a Asilo-Escola Agrícola Bernardo Manuel Silveira Estrela a Exposição de Maios remete-nos para as vivências da Instituição enquanto Lar de Rapazes, possibilitando às crianças e jovens e demais visitantes a exploração: Dos Jogos de Futebol, “grandes desafios de futebol lá se fizeram. É preciso dizer-se que da Escola Agrícola daí saíram grandes jogadores para o Sporting Clube Ideal e para o Benfica Águia Sport. Até para o Ribeiragrandense.” 1Da Escola, “Postulou-se um ensino que proporcionou-se um ensino que proporcionasse aos rapazes uma instrução literária adequadas aos seus futuros misteres. (…) Fiz escola nesse aumento. Cheguei a ter para cima de 30/32 crianças. Ensinava a 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª classes.” 1Do cultivo de terras e criação de animais, “Para além dos estudos os alunos eram ocupados com trabalhos de agropecuária no interior da Instituição.” 1
Matança do porco, “As matanças eram uma grande alegria para aquelas crianças. Matavam um, dois porcos. Era como se fosse um dia de festa.” 1Da Tipografia, recordação mais recente da história da Instituição, que perdurou cerca de 48 anos. “Encomendavam-se os mais diferentes serviços: faturas, recibos, rótulos, envelopes, cartões de visita, impressos vários, postais de boas festas.”1Certos da valorização diária das nossas raízes, acreditamos que a resenha biográfica da presente exposição, acompanhada pela consulta do livro De Asilo dos Rapazes a Centro de Apoio Social e Acolhimento – 125 anos de vida – estima as histórias de vida que desde 1879 construíram a nossa existência.1 Excertos do livro De Asilo dos Rapazes a Centro de Apoio Social e Acolhimento de Hermano Teodoro, 2005.
3º PERÍODO
DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA: A MINHA FAMÍLIA
Gosto muito da minha família
Onde todos me querem bem
O avô, a avó e os manos
Ainda mais o pai e a mãe.
Ao papá e à mamã
Quero sempre com carinho
P’ró papá e p’rá mamã
Vai agora o meu beijinho.
3º PERÍODO
CONHECER E EXPLORAR AS VOGAIS!
Depois de conhecermos as vogais, de as colorirmos e as recortarmos, chegou a hora de as usar para explorar outros conteúdos, nomeadamente a Matemática.
Marcadores de diferentes cores e o nosso nome foram necessários para elaborarmos um gráfico de barras com o número de vogais do nosso nome. Contamos as vogais, colorimos as barras do gráfico e, no final, conseguimos concluir qual a vogal que se repetia mais. A vogal que mais vezes se repete nos nossos nomes é ????! E no seu nome qual é?
3º PERÍODO
BENVINDA PRIMAVERA!
De forma a relembrar a importância das árvores e com o intuito de celebrar a primavera, a sala dos dois anos dedicou-se à sensibilização do não abate das árvores e proteção das plantas, durante uma semana.
Foram atividades muito produtivas, onde tivemos oportunidade de semear salsa, couve e ervilhas, que mais tarde iremos transplantar para a nossa Quinta Gira.
Depois de se desenvolverem e crescerem vamos colhe-las para cozinhar.
Aprendemos quais as partes que constituem uma planta, através da montagem de puzzles gigantes e plantamos uma árvore no jardim.
Vamos estar atentos para que cresça e daqui alguns anos possa dar sombra a outros meninos e meninas e servir de casa para muitos pássaros.
Para sensibilizarmos todos acerca da importância das árvores e das plantas, elaboramos um panfleto que levamos para casa. Assim, os nossos pais e familiares ficaram a saber que as árvores são nossas amigas e que precisamos delas, pois são elas que nos dão fruta para comer, sombra para disfrutar, ar para respirar…
Assim como nós, ainda pequeninos, queremos que as árvores também pequeninas possam crescer fortes e saudáveis.
2º PERÍODO
SANDES DIVERTIDAS... o mote para uma tarde bem passada entre pais e filhos.
2º PERÍODO
ESTIMULAR… NAS SALAS DE BEBÉS!
Todas as semanas, as crianças da sala de bebés têm a oportunidade de vivenciar momentos de estimulação psicomotora. Proporcionamos atividades lúdicas, onde as todas as crianças, num espaço amplo e sem limites para exercitarem padrões de movimento e de equilíbrio, têm a possibilidade de experimentar o desenvolvimento de novas capacidades de situações de independência e de autonomia.
2º PERÍODO
VISITA SURPRESA NAS SALAS DE 1 ANO!
O Pi e o Kiko são dois peixes, um azul e outro vermelho, ambos com barbatanas muito grandes!
Um dia, surpreenderam-nos com a sua visita às nossas salas! Ficamos muito curiosos e entusiasmados.
Outro visitante surpresa foi um Canário Amarelo, com penas pequenas e muito lindas, que dentro da sua gaiola gosta muito de cantarolar e de comer. A comida dele chama-se alpista.
Conhecemos muitos dos animais que temos em casa e conseguimos investigar e aprender muitas características sobre eles.
Exploramos, por fim, através de diferentes técnicas de plástica, a nossa capacidade de os representar. Grande aventura!
2º PERÍODO
À DESCOBERTA DOS POVOS QUE HABITARAM A PENÍNSULA IBÉRICA
O ATL e ATL – JI partiram numa aventura para descobrir quais os povos que já habitaram a península Ibérica,
Então embarcaram a caminho de uma feitoria (Fenícios, Gregos Cartagineses)
Descodificaram mensagens em grego
Distinguiram numeração romana de árabe
Perceberam de que eram feitos os castros (Celtiberos)
Foi uma tarde repleta de aventura e descoberta dos mais variados vestígios dos inúmeros povos Iberos.
2º PERÍODO
MATEMÁTICA: SONHAR, BRINCAR E APRENDER NA SALA 1 DO JI
Durante os meses de janeiro e fevereiro, a matemática fez parte da nossa rotina diária. Dedicamos o nosso dia-a-dia à exploração de diferentes conteúdos com a realização de diversas atividades utilizando variadas estratégias.
2º PERÍODO
CARNAVAL
Foi Carnaval,
Foi alegria!
Fomos todos festejar,
Fizemos uma grande folia!
2º PERÍODO
CHAPÉUS HÁ MUITOS!
Nos dias 6 e 13 de fevereiro, todas as crianças do C.A.S.A comemoram a tradicional Dia de Amigos e Dia de Amigas. Apelamos à criatividade e imaginação dos pais que, em conjunto com as suas crianças, recriaram e decoraram chapéus. Depois do lanche especial, todos os amigos e amigas, respetivamente no seu dia, desfilaram orgulhosamente com o seu chapéu. Foi um desfile repleto de estilo e muitos sorrisos. Parabéns a todos os nossos criadores! Viva à amizade!
2º PERÍODO
GRUPO DE CANTARES
Este ano letivo abraçamos um projeto novo,Heróis da Fruta. Este projeto tem por objetivo incentivar a ingestão de fruta às refeições, principalmente ao lanche, e combater a obesidade infantil, bem como todas as doenças associadas. Já foram muitas as atividades mas ainda temos muito para fazer.
Juntamo-nos a este projeto para envolver as crianças numa motivação comum criando bases para um futuro com uma alimentação saudável.
2º PERÍODO
VISITA DE ESTUDO À ESCOLA PROFISSIONAL DE CAPELAS
O desenvolvimento vocacional é parte integrante da construção da identidade de cada jovem e do seu desenvolvimento pessoal e social. Nesse sentido o CDIJ promoveu uma visita de estudo à Escola Profissional de Capelas, com a turma OPPA da Escola Secundária da Ribeira Grande.
Todos os dias surgem novas ocupações profissionais e desaparecem velhos empregos. A tendência atual do mercado de trabalho é para a diversificação de atividades, de funções, de ocupações profissionais e de locais de trabalho. Existe hoje, um mercado de trabalho mais complexo e exigente, em que a ideia de que existem empregos seguros e para toda a vida começa a desaparecer.
Deste modo, qualquer que seja a sua escolha, o mais importante é que o jovem estabeleça os seus próprios objetivos para o seu percurso e que faça tudo para os alcançar. Mais importante, ainda, é que o jovem aposte num percurso que permita a qualificação para desempenho de uma função laboral.
1º PERÍODO
DIA NACIONAL DO PIJAMA: O C.A.S.A. VESTIU-SE POR UMA CAUSA
1º PERÍODO
INAUGURAÇÃO DA NOVA CRECHE
1º PERÍODO
CHÁ NO C.A.S.A. PARA O DIA DO IDOSO
1º PERÍODO
COME A SOPA... VAMOS LÁ!
Tudo começou com as histórias para comer. Sim porque todos precisam de incentivos: come a sopa!; Vá lá põe mais uma colher na boca! Enche a colher!.
Para adultos e crianças a hora do almoço é sempre um desafio. A magia que fazemos para uma refeição, está nos alimentos e também na dedicação. Resolvemos, então, explorar e perceber um pouco melhor sobre os alimentos, através da Roda dos Alimentos.
1º PERÍODO
VAMOS LAVAR OS DENTES?!
A higiene oral deve ser iniciada o mais cedo possível, de forma a poder evitar problemas com os dentes e gengivas das crianças.
De forma a incentivar as crianças, foi reservada uma semana temática, onde trabalhámos a importância da higiene, dando enfase à lavagem precoce dos dentes e instituindo assim, uma nova rotina saudável, tão básica como o lavar as mãos ou o fazer chichi antes de deitar. Desta forma, tentamos enraizar estes hábitos para que no futuro possam ser continuados sem problemas ou dramas.
É importante as crianças também realizarem a sua primeira consulta ao dentista,iniciando-se uma empatia que evita os receios e familiariza a criança com os barulhos e utensílios de um consultório dentário.
1º PERÍODO
SÃO MARTINHO COM AS CASTANHAS, FOGUEIRA E FAMÍLIA
1º PERÍODO
HERÓIS DA FRUTA
Este ano letivo abraçamos um projeto novo,Heróis da Fruta. Este projeto tem por objetivo incentivar a ingestão de fruta às refeições, principalmente ao lanche, e combater a obesidade infantil, bem como todas as doenças associadas. Já foram muitas as atividades mas ainda temos muito para fazer.
Juntamo-nos a este projeto para envolver as crianças numa motivação comum criando bases para um futuro com uma alimentação saudável.
1º PERÍODO
SEXTA-FEIRA É DIA DE MÚSICA
1º PERÍODO
QUINTA-FEIRA É DIA DE... INGLÊS
1º PERÍODO